domingo, 16 de outubro de 2016

Capítulo 2: Primeiros passos

Aloha, miguinhos. 

Fico feliz em ver que vocês se interessaram pela ideia do blog, então estou de volta com mais um post de como desapegar para viajar.

Eu animadíssima por ver vocês aqui (foto tirada no Rocky Mountain Park - Colorado)

Hoje vou postar informações gerais sobre mim nesse país que me recebe no momento (ainda me pergunto porque escolhi parar justo aqui, haha), sobre como economizar desde sempre e dicas de coisas baratas em viagens e no dia-a-dia.

Gostaria de ressaltar algumas coisas, como o fato que eu não posso usar o carro da host family para viajar, portanto, quando eu viajo de carro de New Jersey ou Pensilvânia pra algum lugar, eu viajo com alguém que tem carro ou alugo um. No caso de NYC ou DC, vou de ônibus (que costuma ser entre US$ 10 e US$ 15 a passagem). Sim, dividir o carro com os hosts é uma bosta.

Como eu disse antes, eu moro em New Jersey, em uma town (muito charmosa) chamada Haddonfield (onde o primeiro fóssil de dinossauro dos EUA foi descoberto - ooooooh!). Daqui para Filadélfia de trem é US$ 5,20 ida e volta e para Atlantic City de trem é cerca de US$ 20 ida e volta (depende de onde você pega o trem). Não gosto muito da região que eu moro por motivos de gosto, mas é uma ótima localidade para viajar e sair.

Quatro dinossauros em Haddonfield: Janasaurus, Milenasaurus, Jéssicasaurus e o legítimo Hadrosaurus
Também quero ressaltar que não faço trabalho extra com outras famílias e com a minha porque: 1. Não tenho carro para ir até a casa de alguém fazer isso; 2. Não foi meu objetivo quando cheguei aqui, meu objetivo sempre foi relaxar, não me matar de trabalhar; 3. Não trabalho mais de 45h semanais para a minha host family.

Meu plano inicial de economia foi guardar US$ 150 por semana e gastar os outros US$ 46 com coisas locais e turismo por Philly area e South Jersey area.

City Hall da Filadéfia, que pode ser chamada de Philly, Phila, ou City of Brotherly Love <3

Minhas fotos todas foram tiradas com meu iPhone SE que eu comprei assim que eu cheguei (meus hosts não me deram um celular, só deram o chip com um plano). Paguei US$ 510 no cel de 64gb e eu trouxe esse dinheiro do Brasil. 
Queria um Gopro? Queria, mas não vou investir meu dinheiro nisso no momento. Quero uma instax? Quero, porque sou retrô (ou não, haha), mas vou esperar para comprar mais pra frente.

Ah! E quero lembrar que nenhuma dessas viagens foi com a minha host family!

Outro fator importante é que não gastei mais de US$ 300 dólares com roupa até agora porque compro o essencial. Agora que já viajei para praticamente todos os lugares que queria esse ano, estou investindo um pouco mais no "mal" material (porque, para mim, de "bem", não tem nada). 
Costumo comprar roupas em brechós, como Goodwill e Platos, ou então vou em lojas que costumam ter coisas baratas e promoções, como a Forever 21, Burlington e Ross. Meu único gasto fixo aqui é a academia (frequento a Planet Fitness) que me custa US$ 10,77 por mês. 

Assinei a bolsa de maquiagem da Ipsy, que é US$ 10 por mês, mas já "desassinei" porque não usei a metade do que recebi. Hoje em dia recebo cosméticos pela Influenster (gratuito, você "só" precisa responder - mil - pesquisas para eles te mandarem uma caixa com algumas coisas) e pela Walmart BeautyBox (você só paga o frete - para mim o frete é US$ 5).

Minha host family só me pagou os US$ 500 exigidos do programa para a bolsa de estudos. Faço um curso de psicologia básica que custou US$ 432 + material de US$ 90, e outro curso que farei é de História de Nova Iorque, que custou US$ 275. O que deu a mais dos US$ 500 eu paguei do meu bolso, e mesmo assim consegui viajar. Como? Gastando e economizando racionalmente.
Desde que cheguei economizo cerca de US$ 150 na semana. Além disso, quando preciso de algo (como agora que preciso de roupas de frio) estipulo valores máximos para gastar. Estipulei que meu gasto máximo com bota, casacos, luva e meias não vai passar de US$ 100. Até agora comprei uma bota de neve, uma jaqueta e dois casacos e gastei US$ 33 (fiz essas compras na Platos).

Tenho quase todos os finais de semana off, o que, claro, contribuiu para eu ter conseguido bater tanta perna.


Minha viagem mais cara (a road trip de Illinois, Missouri, Arkansas, Texas e Louisiana) me custou cerca de US$ 1000, e a mais barata (Maryland/Washington DC) me custou cerca de US$ 70.

Avião chegando em Denver - Colorado, e eu rezando para a bagaça não cair
Não gosto de viajar de avião. Para mim a dor de cabeça de chegar pelo menos 1h antes no aeroporto, pegar Uber, fazer check-in, ficar esperando e rezar para nada acontecer com o voo às vezes não compensa (fora que eu tenho medo de voar, hihi). Só peguei avião quando foi necessário, que no caso foi  para ir da Filadélfia para Las Vegas, de San Diego para Filadéfia, da Filadélfia para Chicago, de Dallas para Nova Orleans, de Nova Orleans para Filadéfia, e da Filadélfia para Denver e vice-versa (ufa!). Os roteiros entre essas cidades e outras eu fiz ou de trem, ou de ônibus ou de carro.

Ultimamente tenho pesquisado de alugar carro pela Budget, que costuma ser mais barata. Outra opção é o aplicativo Turo, mas não coloco ele como primeira opção por não achá-lo de confiança.

Quando viajo de ônibus, vou de Megabus (que eu não gosto, mas é fácil achar passagem para muitos destinos por US$ 10) ou de Greyhound (um pouquinho mais caro, mas melhor). 

Quando penso em viajar de trem, pesquiso os valores do Amtrak (costumam ser caros, mas vale muito à pena! O trem é de qualidade, tem um lounge para você olhar a paisagem, as cadeiras são extremamente confortáveis, tem banheiro para se trocar e fazer o número 1 e 2, e tem lanchonete e restaurante). Usei esse trem de Chicago - Illinois até Austin - Texas. Foram 36h de viagem! Se valeu a pena? CLARO! As paisagens são espetaculares e o maquinista ainda contou a história de vários lugares que passamos. A passagem foi US$ 130, mas tinha uma mais barata por US$ 108, porém quando fui comprar já estava esgotada. :-(

Trem Amtrak, linha Texas Eagle; foto tirada entre os estados de Arkansas e Texas

Ao viajar de carro, procuro alugar quartos pelo Airbnb ou ficar em motels ou inns de beira de estrada. Normalmente um quarto em um motel ou inn não sai mais de US$ 90 doláres por noite, e Airbnb costuma ser entre US$ 100 - US$ 130 (depende da cidade e de para quantas pessoas é).
Fico em hostel quando preciso dormir no centro de alguma cidade para não depender tanto de ônibus, carro e Uber.
Não viajei sozinha (ainda!), então esses valores são divididos pela quantidade de pessoas comigo.

Em relação à gastos com comida... Bem, isso é mais complicado. Eu tento comer pelo menos em um restaurante local quando viajo. Gosto de saber tudo sobre o lugar, inclusive sobre a culinária, mas tento não gastar mais de US$ 15 numa refeição mais "chique". Durante o dia, compro snacks (chips, frutas, sanduíches) e tento comer em restaurantes mais populares, cafés ou lojas de conveniência, como o Panera Bread, Starbucks e 7 eleven. Na região de New Jersey, Pensilvânia e Delaware tem uma loja de conveniência que eu AMO chamada Wawa (acho que eles também tem franquias na Flórida). Dá para comer de modo saudável, sem junk food, e gastar pouco!

Tenta estipular limites, como não gastar mais de US$ 40 em um dia de viagem ou não comprar algo que custe mais de US$ 5. Pode parecer difícil, mas vai valer a pena!

Também preciso ressaltar que um pouco antes da minha primeira road trip longa (Nevada, Arizona, Utah e California), eu fiz o cartão Discover. Ele realmente me ajudou muito e, se não fosse por isso, e não teria conseguido fazer a viagem de Illinois até Louisiana.

Quem quiser convite ou entender mais sobre como o cartão funciona e como aplicar, pode comentar o próprio e-mail aqui ou me chamar por direct no Instagram que eu explico e mando convite. :-)

Parede do meu quarto com meus cartõezinhos
Uma última dica: sei que quase todo mundo quer uma lembrança dos lugares visitados. Eu coleciono cartões postais. Eles custam menos de US$ 1 e ainda servem de diário! Atrás dos meus cartões eu escrevo o que fiz, o que senti e com quem estava naquele local.
Também compro imãs para meus pais e meu irmão. Normalmente um imã não é mais de US$ 4.

Bom galera, é isso. No próximo post vou falar de alguma viagem minha em especial e seus gastos, acomodação, locomoção e roteiro.

Lembrando que vocês podem ver minhas fotos e os lugares que já visitei no meu instagram: www.instagram.com/janaboracini
Lá eu respondo direct e tudo o mais de dúvida que vocês tiverem.

Ah, só um lembrete. As frases "não consigo viajar" e "não consigo economizar dinheiro" estão proibidas aqui.

Conseguir viajar é possível desde que você se planeje antes. E economizar também! Se você não guarda dinheiro é porque não quer, porque prefere comer em lugar caro ou sem necessidade, porque prefere gastar dinheiro com roupa, prefere investir em futilidades [...] E, infelizmente, essa é a verdade, meu povo. Reveja suas preferências.

Pratique o amor próprio; viaje consigo mesmo

Dessa vida só se leva a alma, então cuide bem da sua. Invista no que te faz crescer, contar histórias e ser melhor. Viaje.

6 comentários:

  1. Estou adorando suas dicas e o seu blog!! Obrigada por compartilhar tantas informações conosco! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de você ter gostado! Espero realmente ajudar. :D

      Excluir
  2. O que você disse no final tem tudo a ver com esse video!!
    https://www.youtube.com/watch?v=GUhRDUX2VOY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, verdade. Nunca tinha visto. Obrigada por compartilhar!

      Excluir
  3. Quanta dica boaaaaaa!
    Estou anotando tudo aqui.
    Meu blog pessoal:
    http://aupairencantada.blogspot.com.br/
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Que dicas maravilhosas!Tô amando seu blog.

    ResponderExcluir